Menu  

Área Restrita

Esqueceu a Senha?

Celulite (Lipodistrofia Ginóide)


                                                                                     

A "celulite" é um termo usado para descrever o aspecto irregular da superfície da pele devido a ‘bolsas’ de gordura na camada mais profunda da pele (hipoderme) e pontes fibrosas que repuxam a pele para baixo, dando o aspecto de “furinhos” característico.
Ela atinge cerca de 90% das mulheres e é uma das queixas mais frequentes e raramente acontece nos homens. Inicia-se na puberdade e pode se agravar na gravidez e como uso de pílulas anticoncepcionais.

As causas não são totalmente conhecidas. Há uma predisposição genética, além de alterações enzimáticas e hormonais, que em conjunto, levam a uma alteração circulatória com acúmulo de líquidos (edema) e proteínas nas células de gordura, provocando uma modificação da textura do tecido subcutâneo e, posteriormente, uma irregularidade da superfície da pele, que leva ao aspecto visual de "casca de laranja".
As regiões mais atingidas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdômen, quadris, culotes, glúteos, coxas e pernas.
A celulite pode estar, ou não, associada à obesidade. No entanto, com o aumento do peso, ela aparece mais, pois o aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras. Nesta situação, a celulite se torna mais grave, formando áreas endurecidas e nodulares, pois há piora do edema e da fibrose. Em alguns casos há dor local.

A celulite pode ser classificada em:

Grau 1: os furinhos só são percebidos quando a pele é submetida a  compressão. Pode aparecer até mesmo nas crianças, sendo mais comum  nas adolescentes. Não há alterações circulatórias.

Grau 2: os furinhos já são visíveis sem comprimir a pele. Passando a  mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir  alguns nódulos.

Grau 3: os nódulos são bastante visíveis na superfície da pele (conhecido  como pele em casca de laranja) e têm consistência endurecida, demonstrando que já houve formação de fibrose. Pode haver  dor local.

Grau 4: Há uma completa desorganização das células gordurosas e  fibrose. A pele fica endurecida e dolorosa à palpação e a circulação  sanguínea é bastante comprometida. Este grau afeta mais pessoas obesas  ou com doenças associadas como o diabetes.

Como prevenir?

- Alimentação balanceada, ou seja, fazer uma reeducação alimentar, mudando os hábitos que levam ao aumento do peso;

- Evitar o sedentarismo – procurar fazer atividades físicas (caminhar ao ar livre, pedalar, ginástica, natação...);

- Não fume! O cigarro dificulta a circulação do sangue, aumentando a retenção de toxinas e dificultando a oxigenação dos tecidos;

- Beba bastante água (2 a 3 litros por dia), pois isto estimula a função renal e melhora a eliminação de toxinas;

- Cuidado com o excesso de sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo. Salgadinhos, batatas fritas, castanhas, amendoim e frios (salame, mortadela, presunto, etc.) também são ricos em sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo;

- Evite bebidas alcoólicas, doces e açúcar. São ricos em calorias que serão transformadas em gordura;

- Evite alimentos ricos em gordura, como queijos amarelos, chocolates, creme de leite, chantilly, manteiga e frituras;

- Evite longos períodos sem se alimentar. Fazer um maior número de refeições de pequena quantidade;

- Evite comer muito no jantar. À noite, o organismo gasta menos energia e armazena as calorias sob a forma de gordura;

- Prefira refeições ricas em verduras e legumes crus;

- Prefira pães, massas e cereais integrais, pois são ricos em fibras e ajudam seu intestino a funcionar melhor.

 Tratamento 

A celulite não tem cura definitiva, mas há vários tratamentos que podem ajudar na melhora dela, claro que sempre dando importância às mudanças nos hábitos de vida, como descrevemos acima. Converse com seu dermatologista sobre os tratamentos disponíveis.

Telefone

 (11) 2281-8712  
(11) 2978-5090 
 (11) 98426 0258

Agendamento

Segunda a sexta
9:00h às 13:00h - 14:00h às 18:00h

Email

contato@fatimavieira.com.br

Agende sua consulta

Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação.


(Este campo não deve ser preenchido!)

Os dados contidos neste site têm caráter meramente informativo e não substituem de modo algum uma consulta médica. Os resultados descritos podem variar de acordo com a resposta individual. As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais e estas informações não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais. As informações aqui expostas obedecem ao manual de ética para sites de medicina e saúde do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

Copyright © 2016 - fatimavieira.com.br. Todos os direitos reservados.
<hotpage/>©