Menu  

Área Restrita

Esqueceu a Senha?

Dermatite Atópica


Dermatite atópica é uma alergia crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Ela afeta geralmente indivíduos com história pessoal ou familiar de asma, rinite alérgica ou dermatite atópica. Essas três doenças são conhecidas como as doenças atópicas. Trata-se de uma doença comum que acomete 10 a 15% da população em geral em alguma época da vida.

A sua causa exata é desconhecida. A dermatite atópica não é uma doença contagiosa e sim uma doença de origem hereditária. Quando um dos pais tem uma condição atópica (asma, rinite alérgica ou dermatite atópica) a criança tem aproximadamente 25% de chance de também apresentar alguma forma de doença atópica. Já quando os dois pais apresentam uma doença atópica, a criança tem mais de 50% de chance de também apresentar doença atópica. A dermatite geralmente aparece no primeiro ano de vida e cerca de 60% das crianças apresentam diminuição ou desaparecimento das lesões antes dos 5 anos de idade.

A dermatite atópica apresenta-se de diferentes formas dependendo da idade do paciente. A coceira está sempre presente. Na infância, as lesões de pele são mais avermelhadas, podendo até minar água e localizam-se na face, tronco e superfícies externas dos membros. Nas crianças maiores e nos adultos, as lesões localizam-se mais nas dobras do corpo, como pescoço, dobras do cotovelo e atrás do joelho, e são mais secas, escuras e espessadas. Em casos mais graves, pode acometer boa parte do corpo.

Frio extremo, umidade baixa do ar, temperaturas altas ou mudanças bruscas de temperatura podem piorar a dermatite. O aumento da transpiração causado pelo calor ou por exercícios físicos podem resultar em aumento da coceira. Algumas vezes, gripes e resfriados podem causar uma piora da dermatite.
Existem diversos medicamentos que ajudam no controle da dermatite, como corticoides, imunomoduladores tópicos, raios ultravioleta, etc. O médico deverá sempre ser consultado, pois alguns medicamentos podem levar a efeitos colaterais no longo prazo, como a atrofia (ou afinamento) da pele e estrias. Os anti-histamínicos (ou antialérgicos) orais são usados para controlar a coceira, principalmente no período noturno. Os antibióticos também podem ser usados.

Alguns cuidados são importantes:

• Evitar contato com substâncias irritantes, como produtos químicos em geral.

• Evitar roupas de lã ou de fibras sintéticas. Preferir roupas de algodão.

• Evitar usar amaciante de roupas.

• Evitar roupas de cor escura.

• Evitar ambientes com poeira. O ambiente deve ser bem arejado, desprovidos de muitos móveis, cortinas, carpetes, almofadas, livros e bichos de pelúcia.

• Evitar fumaça de cigarro.

• A pele seca é um dos fatores que mais contribuem para a piora da dermatite, portanto é importante o uso de hidratante neutro nos três primeiros minutos após o banho.

• O banho deve ser rápido, com água morna e uma vez ao dia. Evitar uso excessivo de sabonetes e buchas.

• Preferir sabonete de glicerina neutro em barra. Evite sabonetes líquidos ou que façam muita espuma, pois estes desengorduram muito a pele deixando-a mais seca.

Estas orientações são importantes para controlar a dermatite atópica. Há Grupos de Apoio com o objetivo principal de melhorar o apoio médico e psicológico ao paciente portador de dermatite atópica. Para maiores informações veja o site da AADA (Associação de Apoio à dermatite atópica).

Telefone

 (11) 2281-8712  
(11) 2978-5090 
 (11) 98426 0258

Agendamento

Segunda a sexta
9:00h às 13:00h - 14:00h às 18:00h

Email

contato@fatimavieira.com.br

Agende sua consulta

Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação.


(Este campo não deve ser preenchido!)

Os dados contidos neste site têm caráter meramente informativo e não substituem de modo algum uma consulta médica. Os resultados descritos podem variar de acordo com a resposta individual. As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais e estas informações não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais. As informações aqui expostas obedecem ao manual de ética para sites de medicina e saúde do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

Copyright © 2016 - fatimavieira.com.br. Todos os direitos reservados.
<hotpage/>©